Produção de azeite deverá atingir as 130 mil toneladas

Produção de azeite deverá atingir as 130 mil toneladas


O volume de produção de azeite deverá atingir cerca de 130 mil toneladas na campanha de 2017/2018, de acordo com as estimativas do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP).  O volume de produção de azeitona para conserva, por sua vez, deverá ficar-se pelas 25 mil toneladas.

Estes números resultam de um inquérito a uma amostra de 141 lagares que, nas últimas campanhas, representaram 90% da produção total nacional de azeite e dizem respeito aos 137 lagares que responderam ao inquérito.

De acordo com o GPP, “a seca meteorológica, que se prolongou ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento vegetativo dos olivais, reduziu em extremo a ocorrência de pragas e de problemas fitossanitários”.

Para além disso, a entidade refere que “aumentou a área de olival intensivo e superintensivo em produção, nomeadamente na região do Alentejo”, assim como “a quantidade total de azeitona colhida e laborada nos lagares”.

Assim, os resultados deste inquérito mostram que o peso da região Alentejo na produção nacional de azeite subiu de 75%, na campanha 2016-2017, para 78%, na campanha 2017-2018. Em contrapartida, o peso da região Norte desceu de 15,5% para 11%.

Alemplás

A Alemplás Fabrica Protectores Para Plantas. Contamos já 13 anos de presença no sector da Agricultura.
Close Menu

Bem vindo à Loja On-line da Alemplás Ignorar

×
×

Cart

%d bloggers like this: